Como é efetuada a pesquisa de unidades de sangue do cordão compatíveis com os doentes que requerem transplante?

Como é efetuada a pesquisa de unidades de sangue do cordão compatíveis com os doentes que requerem transplante?

As unidades de sangue do cordão umbilical do BPCCU que se apresentam em conformidade com os requisitos nacionais e internacionais, são inscritas na base de dados do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE) onde são dirigidos os pedidos de dadores pelos centros de transplantação e serviços hospitalares de Hematologia.

Por sua vez o CEDACE mantém um intercâmbio permanente com os registos internacionais de dadores.

Assim, quando doa sangue do cordão umbilical, o BPCCU efetua uma caracterização (“tipagem”) dos antigénios leucocitários humanos (HLA - Human leukocyte antigen) da unidades de sangue de cordão adequada para determinar a compatibilidade (match) entre o doente e a unidade de sangue do cordão umbilical.

Os antigénios do sistema HLA são proteínas presentes na grande maioria das células que constituem o corpo humano que o sistema imunitário utiliza como marcadores para reconhecer as suas próprias células.

Uma elevada compatibilidade HLA entre o doente e a unidade a transplantar reduz significativamente o risco do sistema imunitário do doente destruir as células do dador, e por outro lado, diminui a probabilidade de reação das células do dador contra as células do doente transplantado.

As unidades de sangue do cordão do BPCCU, uma vez registadas no CEDACE e armazenadas, são especialmente selecionadas quando:

  • Não está disponível um dador adulto com uma compatibilidade adequada para o doente. A unidade de sangue de cordão umbilical não necessita de um grau de compatibilidade entre dador e recetor tão elevado.
  • O doente tem necessidade urgente de transplante. Por vezes o doente não pode aguardar todo o tempo necessário para  a seleção e colheita de medula. A unidade de sangue de cordão umbilical armazenada no BPCCU está pronta a ser utilizada.
  • Doentes que pertencem a grupos raciais ou étnicos minoritários. O sangue do cordão umbilical não necessita de um grau de compatibilidade tão elevado.