Protocolo entre SPMS e IPST disponibiliza novo serviço informativo SNS24 sobre sangue e transplantação

A SPMS, EPE e o IPST, IP – Instituto Português do Sangue e da Transplantação celebraram um Protocolo de Cooperação no âmbito da dinamização e partilha de informação relevante para os cidadãos, através do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24.

Assim, a partir desta quinta-feira, dia 9 de agosto, o SNS 24, em articulação com o IPST, disponibiliza um novo serviço informativo referente às questões relacionadas com dádiva de sangue e doação de órgãos. Um dos objetivos deste serviço informativo passa por facilitar o acesso a informação sobre matérias até à data apenas acessíveis através dos canais de comunicação disponibilizados pelo IPST.

O serviço telefónico (808242424) possibilita uma maior abrangência, disponibilizando a informação a um maior número de cidadãos, todos os dias das 8h00 às 22h00, ou caso o cidadão opte pelo digital poderá enviar as suas questões para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A informação enquadra-se em várias temáticas, nomeadamente: colheita e dádiva de sangue; doação e transplantação de órgãos; doação de medula óssea, direitos e isenção de taxas moderadoras, entre outras.

Este é o primeiro serviço informativo de outra entidade de saúde a ser prestado pelo SNS 24, contribuindo para melhorar o acesso e proximidade do SNS ao cidadão. A articulação entre as duas entidades irá garantir a qualidade da informação prestada e, desta forma, assegurar a atualização e o rigor científico dos conteúdos informativos.

Protocolo entre SPMS e IPST disponibiliza novo serviço informativo do SNS 24 sobre sangue e transplantação Agosto 9, 2018