Decorreu nos dias 8 e 9 de abril, o 1º Curso Teórico-Prático de Banco de Olhos da Unidade Orgânica do Banco de Tecidos Multitecidular do Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, área Funcional da Transplantação (CSTL-T).

O objetivo do curso visou a formação inicial dos profissionais do Banco de Tecidos Multitecidular, nas seguintes matérias:

    - Anatomia e Fisiologia da Córnea

    - Patologia Corneana e Indicações Cirúrgicas

    - Avaliação clínica de resultados

    - Terapias Celulares, Medicina Regenerativa e Novas Perspetivas

    - Triagem e Elegibilidade de Dadores

    - Colheita, Processamento e Preservação

    - Wet-Lab: Avaliação de tecidos e controlo de qualidade

Nesta formação, estiveram envolvidos excelentes palestrantes especialistas (oftalmologistas), a nível nacional, do transplante corneano (para ver o Programa clique aqui).

Este curso testemunha a cooperação institucional entre o Banco de Olhos do CHUC e o Banco de Tecidos Multitecidular do IPST, na implementação do projeto de processamento de tecido ocular.

De referir que o sucesso da formação refletiu a qualidade científica do programa e a mobilização e entusiasmo da comunidade científica em apreço.

Assim sendo, uma especial palavra de apreço à Sra Professora Dra Maria João Quadrado, ao Sr Dr João Gil e à Sra Enfermeira Huguette Garcia.   

Salienta-se ainda a prestimosa colaboração do Núcleo de Formação do CSTL, bem como o interesse demonstrado pelos profissionais participantes.

Finalmente uma palavra de agradecimento ao Conselho Diretivo do IPST,IP pelo apoio na concretização deste evento formativo.