Grupos de Trabalho

 

 

 

 

 

SANGUE

 

HAEMOVIGILANCE WORKING GROUP

Conjunto de peritos nacionais na área da hemovigilância que se reúnem, para a elaboração de um "Common Approach", para a definição das reações e eventos adversos graves notificáveis anualmente à Comissão Europeia, de acordo com as Diretivas Europeias 2002/98/EC e 2005/61/EC.

 

EUROPEAN BLOOD ALLIANCE (EBA)

O IPST,IP encontra-se representado no European Blood Alliance (EBA), é Associated Partner do projeto DoHeCa (Donor Health Care) da EBA, associação de entidades sem fins lucrativos no âmbito da União Europeia, que visa contribuir para a disponibilidade, qualidade, segurança e relação custo-eficácia das reservas de sangue e tecidos para os cidadãos europeus, através do desenvolvimento e manutenção de relações de colaboração fortes e eficientes, entre as diversas entidades que operam na área do sangue e tecidos de origem humana.

Participação nos seguintes grupos de trabalho da EBA:

  • EBA Benchmarking Group
  • EBA EID - Monitor Group (Emergent Infectious Disease - Monitor Group)
  • EBA Board meeting
  • DOMAINE Training Course (Donor Management In Europe)

 

INTERNATIONAL COUNCIL FOR COMMONALITY ON BLOOD BANKS AUTOMATION (ICCBBA)

O IPST,IP tem assento no ICCBBA - International Council for Commonality on Blood Banks Automation, organização sem fins lucrativos, que visa a padronização da informação e estabelecimento de guidelines a nível internacional, relativas à medicina transfusional e transplantação, de forma a garantir a segurança do doente, a rastreabilidade e a biovigilância, promovendo a standardização da rotulagem de produtos de origem humana nas áreas do sangue, tecidos e células.

 

EUROPE, MIDDLE EAST AND AFRICA TECHNICAL ADVISORY GROUP  (EMATAG)

O IPST,IP participa no EMATAG - Europe, Middle East and Africa Technical Advisory Group, o que representa assento automático no International Standard Committee for ISBT 128, código internacionalmente definido para os componentes sanguíneos, que se encontra em implementação a nível internacional para as células, tecidos e órgãos.

 

INTERNATIONAL SOCIETY OF BLOOD TRANSFUSION (ISBT)

O IPST,IP detém o secretariado executivo no Working Party da Hemovigilância da International Society of Blood Transfusion (ISBT).

A ISBT Haemovigilance working party envolve profissionais a trabalhar em Hemovigilância com o objetivo de:

  • Elaborar definições de reações e eventos adversos à dádiva e à transfusão.
  • Padronizar informação relevante.
  • Ser fonte de informação para países a desenvolver sistemas de hemovigilância.
  • Colaborar com a International Haemovigilance Network.
  • Ser parceiro de outras working parties, com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança do processo de dádiva e transfusão de sangue e componentes sanguíneos.

 

INTERNATIONAL HAEMOVIGILANCE NETWORK (IHN)

O IPST,IP participa e detém funções executivas como OCP.

A INH envolve a representação de países com sistemas de Hemovigilância implementados, ou, em vias de implementação com o objetivo de:

  • Contribuir e apoiar a troca de informação entre diferentes países, na operacionalização de diferentes sistemas de hemovigilância e seus resultados.
  • Implementar redes de alerta rápido, no caso da emergência de novas complicações infecciosas da transfusão.