Dia Mundial do Dador de Medula Óssea

No passado dia 19 de setembro, comemorou-se mais um Dia Mundial do Dador de Medula Óssea, no qual é prestado um especial agradecimento a todos os dadores efetivos de células para transplantação. Com um gesto singular e altruísta, contribuíram para o aumento da esperança de vida de muitos doentes portadores de patologias graves, como anemias, leucemias, entre outras. Adicionalmente, aproveita-se a ocasião para sensibilizar a população para esta causa, e para o impacto que tal desempenha na vida de alguém cuja única esperança de sobrevivência depende da realização de um transplante.

Por todo o mundo diversos países assinalam esta efeméride das mais diferentes formas, partilhando o lema comum da Associação Mundial de Dadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association) - «Thank you donor» («Obrigado, dador») -, reconhecendo e agradecendo a solidariedade de todos os indivíduos que doaram as suas células para salvar vidas.

 

 

 

A existência de uma maior variabilidade genética aumenta as hipóteses de encontrar um dador compatível para um doente, pelo que é crucial diversificar o pool genético dos registos da base de dados mundial para dadores cuja origem é fora da Europa. Atualmente, esta base conta com mais de 37 milhões de voluntários inscritos como potenciais dadores.

Terminamos com um reconhecimento a todos os dadores que, uma vez inscritos no Registo Português de Dadores de Medula Óssea do CEDACE, aguardam pela oportunidade de um dia poderem vir a ser dadores efetivos e, assim, salvar a vida de um doente. No final de 2019 existiam perto de 407 mil inscrições ativas no CEDACE.

Para mais informações sobre este assunto, visite https://worldmarrowdonorday.org/.