A mensagem de Natal para os profissionais, parceiros, dadores e amigos neste ano pandémico e atípico revela-se difícil pela dificuldade de conciliar, num texto breve e conciso, o quanto se gostaria de dizer e partilhar, mas que só o sentir compreende. Assim, o que irão ler não foi o encomendado relativamente ao que foi a capacidade de planear, realizar ou executar pelo Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa no ano de 2020 mas será antes uma reflexão sobre a Excelência de todos nós, enquanto seres humanos e profissionais, dadores e colaboradores, na capacidade criativa de adaptação e resposta, face à grande exigência de modificação da nossa relação com o mundo exterior.
Destaco a Excelência: continuámos motivados a promover a garantia dos cuidados de saúde, excedendo-nos em estratégias e diferentes adaptações, todas elas distintas, face às áreas de atividade em que nos inserimos.
Destaco a Exigência: confrontados com a tragédia que estamos a viver e com as perguntas ainda sem resposta à pandemia que nos assola, aprendemos a lidar com o imprevisto, com as consequências, com o sofrimento humano, mais do que com as causas.
Destaco a Criatividade: exercitámos um raciocínio criativo, curámos ou remediámos os problemas que nos surgiram diariamente, sem rede de proteção, gerindo-os com novas regras para a sustentabilidade da nossa Missão.
O caminho não foi feito a sós, não o fizemos sozinhos, mas em comunidade, e multiplicamos o nosso esforço, memorizamos mais saber e interagimos no aprender. Um caminho feito em articulação com o Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Um caminho feito e partilhado com todos os profissionais e amigos do Centro de Sangue da Transplantação do Porto, do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra e dos Serviços Centrais.
Aprendemos a estar presentes, sem estar Juntos!
Entrego assim, em vossas mãos, as vossas melhores Competências, algumas ainda ocultas, mas que possuís, e que caracterizam a nossa resiliência, a nossa tenacidade e a nossa capacidade de concretização. Os sentimentos adquiriram uma forma mais complexa de se expressarem, e ressurgiu “de novo” a outra forma de comunicar, a linguagem visual, entendida por quem sente.
Deixo assim, expressos no meu olhar, a enorme gratidão a TODOS vós e desejo-Vos umas Boas Festas e um Próspero Ano de 2021.
Ana Paula Sousa
Diretora Técnica do Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa
Veja aqui o vídeo de Boas Festas