Alunos da Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, integram a equipa ByOHope vencedora da 2ª edição do concurso Life Enablers, que desenvolveu uma rede de drones para ser utilizada no transporte de órgãos para transplante.
O projeto avaliado por um júri composto por profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), bem como associações de doentes, propõe a criação de uma rede de veículos não tripulados para transporte de órgãos. Desenvolvido para território nacional, pode também abranger países estrangeiros. Ao reconhecer a mais-valia do projeto, o júri viu ainda a possibilidade de aplicação em outras situações da área da saúde, sugerindo a sua aplicação no transporte de sangue, medicamentos ou o acompanhamento de pacientes.
O concurso Life Enablers é uma competição de inovação na saúde promovida pela farmacêutica Takeda e pela Spark Agency. A iniciativa dirige-se a estudantes universitários e pretende acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida de doentes e das suas famílias.
Nesta edição candidataram-se 120 alunos de ensino superior ou recém-diplomados distribuídos por 41 equipas, que propuseram dispositivos médicos inovadores, aplicações móveis para a saúde e soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial.
Fonte: Universidade da Beira Interior | Universidade do Minho