O IPST felicitou o Departamento de Transplantação do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) pelos 3000 transplantes renais realizados desde o início do programa de transplante renal em 1983.
Ao longo destes 38 anos, este departamento do CHUP tem sido um exemplo no tratamento dos doentes com insuficiência renal crónica.
É de salientar a competência, o empenho e a dedicação de todos os profissionais, bem como a sua disponibilidade e capacidade de programar e realizar o que por vezes é imprevisível. De destacar as abordagens inovadoras utilizadas entre as quais o programa de transplante ABO incompatível e a participação no programa de doação renal cruzada nacional e internacional, que permitem melhorar a qualidade de vida de milhares de doentes.
Por estes motivos, o IPST não poderia deixar de agradecer a todos os profissionais, os que todos os dias contribuem para a vida e segurança dos doentes mas também aqueles que já não estão entre nós, sem eles os doentes portugueses não teriam tantas possibilidades de tratamento.
Uma palavra de agradecimento, em nome do IPST e dos doentes transplantados, aos dadores vivos, falecidos e suas famílias, sem eles a vida era também uma possibilidade menor.
Certos que os profissionais de excelência que integram o Programa de Transplantação Renal do CHUP continuarão a superar o nível de exigência e qualidade a que nos habituaram ao longo destes últimos 38 anos.