O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) associou-se às comemorações do Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos, que se celebrou a 9 de outubro, reforçando a importância da doação e transplantação em Portugal. Esta é mais uma oportunidade para lembrar que a doação de órgãos permite melhorar e salvar a vida dos doentes que necessitam de um transplante e para agradecer, não só aos profissionais, mas também e principalmente, aos dadores e às suas famílias.
Portugal cumpre 52 anos de transplantação. Graças ao envolvimento de todos os profissionais, de entidades oficiais e dos dadores de órgãos, a atividade em Portugal tem vindo progressivamente a aumentar, mantendo os lugares cimeiros a nível europeu e mundial. É um caminho que se deve a muita perseverança e a muita resiliência de todos os que diariamente trabalham em prol da doação e transplantação.
Num ano em que a atividade foi afetada pela pandemia, é de salientar que Portugal ocupou, em 2020, o 4º lugar da Europa em doação falecido, assim como em transplante renal de dador falecido e transplante hepático.
A nível europeu, todos os anos, milhares de doentes são colocados em lista de espera ativa para transplantação. Em 2020, apesar da pandemia da COVID-19, 43.183 novos doentes foram inscritos em lista de espera, dos quais 750 eram portugueses. Ainda que a maioria da população europeia apoie a ideia da doação de órgãos, existe uma lacuna enorme entre a ideia e a participação pública.
Por este motivo, através da instituição do Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos, o Conselho da Europa procura encorajar o debate público sobre este tema, mas também convidar a comunidade médica e os decisores políticos a uma reflexão sobre a importância desta alternativa terapêutica.
O Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos deve ser visto como uma ocasião para homenagear todos os dadores e as suas famílias e agradecer aos profissionais envolvidos nesta atividade, cuja dedicação é essencial para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitos doentes.
Para saber mais sobre o Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos clique aqui.