O período de inscrições para a primeira edição da Formação sobre Elegibilidade de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue, em formato de eLearning, terminou com uma ampla adesão dos profissionais dos serviços de sangue e do IPST.
Esta formação para profissionais de saúde, a nível nacional, é o corolário da atualização do Questionário para a Dádiva de Sangue e do Manual de Triagem das Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue.
Face ao elevado número de inscritos, o IPST irá agendar diversas edições desta formação durante o ano 2022, para que todos os profissionais dos Serviços de Sangue sejam capacitados na atualização de conhecimentos para a Elegibilidade de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue e na harmonização de critérios de elegibilidade no âmbito de conceitos de risco para a pessoa candidata à dádiva de sangue, pessoa recetora, qualidade e segurança do produto.
A primeira edição desta formação decorre até 11 de fevereiro e para a segunda edição, que decorrerá de 7 de março a 8 de abril, as candidaturas já estão encerradas; está prevista uma terceira edição, de 2 de maio a 5 de junho, cuja data de candidaturas será anunciada oportunamente.