O objetivo deste documento é fornecer orientações sobre as medidas a adotar para garantir a qualidade, segurança e sustentabilidade do fornecimento de sangue e componentes sanguíneos em resposta à pandemia COVID-19, tratando-se da 9ª atualização.
Este documento integra a experiência já adquirida bem como as evidências epidemiológicas e os avanços científicos recentes. Na 7ª e 8ª atualizações foram introduzidas alterações relativamente à determinação da temperatura corporal a dadores e profissionais de saúde, uso da máscara cirúrgica pelos dadores no local da colheita, gestão de contactos, períodos de suspensão para contactos de alto risco e restantes contactos, informações pós dádiva, períodos para retiradas e critérios de aceitação para dadores vacinados. Na presente atualização são retiradas as suspensões relacionadas com viagens e títulos de anticorpos em testes serológicos para SARS-CoV-2 e realizada nova atualização à informação pós dádiva.
Estas orientações destinam-se a serviços de sangue, serviços de medicina transfusional e pontos transfusionais e serão atualizadas à medida que novas informações sobre o vírus estejam disponíveis.
Para uma informação mais completa consulte:
Circular Normativa N.º001-I/CN/IPST,IP/2022, de 14 de fevereiro - Plano de contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de sangue e componentes sanguíneos durante a pandemia de COVID-19 | 9ª Atualização
Norma da DGS n.º 015/2020 atualizada a 11 de fevereiro de 2022 - COVID-19: Rastreio de contactos