O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, (IPST, IP) congratulou o Centro de Referência de Transplantação Hepática de Adultos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, pelo seu 2500º transplante hepático.
Este Centro, integrado no Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC no Hospital Curry Cabral, foi fundado pelo Dr João Rodrigues Pena em 1992, tendo tido como seu seguidor e grande dinamizador o Prof Doutor Eduardo Barroso que criou em 2005 o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC. É atualmente dirigido pelo Prof Doutor Hugo Pinto Marques e conta com uma equipa multidisciplinar altamente especializada, dedicada e sempre disponível para o tratamento destes doentes de acordo com as melhores práticas, colocando este Centro de Referência ao nível dos melhores da Europa. Completou no dia 6 de julho, o marco histórico de 2.500 transplantes hepáticos, realizando com sucesso um transplante a um cidadão ucraniano de 61 anos. Ao longo dos seus 30 anos de existência, tem tido uma atividade intensa, de grande diferenciação, sendo referência nacional nesta área.
Por todo o esforço e trabalho realizado, por toda a dedicação das várias equipas de várias gerações, em nome de todos os doentes transplantados e a aguardar transplante, o Conselho Diretivo do IPST e a Coordenação Nacional da Transplantação deu os parabéns a esta grande Unidade de Transplantação desejando-lhe as maiores felicidades na continuidade de um trabalho na primeira linha.