No dia 17 de setembro, celebrou-se, pela oitava vez, o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea com o objetivo de agradecer a todos os dadores e destacar a cooperação global nesta área. O IPST destacou a importância desta data através do agradecimento personalizado dos dadores efetivos, bem como a divulgação da efeméride nos seus meios, promovendo assim o conhecimento e reconhecimento desta importante causa.
O registo mundial tem mais de 40 milhões de Dadores de células estaminais hematopoiéticas, distribuídos por 55 países. A importância da diversidade genética deste registo reforça a possibilidade de encontrar um dador compatível, pelo que a mensagem deste ano refletiu esta necessidade: “Pode ser o salvador que alguém procura. Salve uma vida”.
Porém, manteve-se inalterado o lema para as celebrações: “Obrigado Dador(a)”, assim o IPST,IP/Cedace agradeceu aos dadores este seu gesto singular de solidariedade. Portugal tem um dos maiores registos europeus, mas são apenas algumas centenas de dadores (as) que até agora tiveram o privilégio, através da sua Dádiva de Medula Óssea/Células Estaminais, de fazer com que muitos doentes em todo o mundo pudessem “renascer”, para novas oportunidades de vida.
Destacou-se ainda, a edição, pelo segundo ano consecutivo, do Livro da Gratidão. Neste estão contidas de forma anónima as manifestações de gratidão que recebemos dos doentes, bem como as manifestações de carinho e mesmo preocupação dos dadores com a saúde daqueles a quem deram um pouco de si. Estes testemunhos chegaram-nos por diversas vias e em várias línguas.
Todas as dádivas que permitem salvar vidas têm um valor inestimável e revelam o melhor da Humanidade, pelo que, o assinalar esta data, é, na sua essência, a importância da solidariedade e de celebração da Vida.
Para saber mais sobre o Dia Mundial do Dador de Medula Óssea (WMDD) visite: www.worldmarrowdonorday.org
Algumas histórias aqui