É tempo de Natal, é tempo de paz, solidariedade e altruísmo. Em todo o mundo, nesta época do ano, trocam-se presentes, mas em toda a atividade da transfusão e da transplantação, o dar e o receber, a solidariedade e o altruísmo, estão presentes ao longo dos 365 dias do ano.
Ao longo dos últimos 365 dias milhares de doentes nos hospitais portugueses receberam como presente a dádiva da vida. A cada dia que passou cerca de mil e cem doentes receberam transfusões de sangue e componentes sanguíneos. A cada dois dias realizaram-se cinco transplantes de órgãos, sete transplantes de tecidos e três de células.
Cada uma destas dádivas transporta consigo as tristezas, as preocupações, o desânimo, as alegrias, os ideais e a bondade de quem as realizou e dos profissionais de saúde que as tornaram possíveis.
Cada uma destas dádivas e a sua aplicação transporta consigo a corrida para os locais da colheita, para os locais de aplicação, para os locais de trabalho, de dadores e profissionais de saúde.
Cada uma destas dádivas transporta consigo o empenho, a dedicação, o cansaço, os dias e as noites sem dormir de todos os dadores e de todos os profissionais de saúde; transporta o que de mais humano há em nós!
Neste tempo de Natal agradecemos o trabalho de todos os que, no seu dia-a-dia, dão o melhor de si em prol da promoção da dádiva de sangue em todo o país. Agradecemos a todos os dadores de sangue, órgãos, tecidos e células (e às suas famílias). Agradecemos às Federações, Associações e Grupos de Dadores de Sangue, parceiros inexcedíveis na conquista dos nossos objetivos.
Agradecemos também a todos os profissionais de saúde, de todos os grupos profissionais, envolvidos na colheita, transfusão e transplantação, em Portugal, o seu compromisso com os doentes.
Terminamos uma vez mais este ano com o sentimento do dever cumprido e 2023 será certamente mais um ano excecional e cá estaremos com competência, determinação, iniciativa, mas também com afeto!
Em nome do Conselho Diretivo do IPST, em meu nome pessoal, em nome de todos os profissionais que trabalham nesta instituição, mas acima de tudo em nome de todos os doentes, desejo-vos um Natal muito Feliz, na companhia e aconchego das vossas famílias.
Obrigada pelo vosso presente, o dom da vida! Feliz Natal!
Maria Antónia Escoval
Presidente do Conselho Diretivo do IPST,IP