O transplante de órgãos e a aplicação humana de tecidos e células salvam cada vez mais vidas todos os anos, ajudam milhares de doentes a recuperar funções vitais e a levar uma vida melhor.
Desde 1996 que se assinala o Dia Europeu da Doação e Transplantação de Órgãos, este ano comemorou-se a 7 de outubro e Espanha foi o país anfitrião da edição de 2023. Este evento visa sensibilizar o público para a necessidade da doação de órgãos, tecidos e células e promover o princípio da dádiva voluntária e não remunerada.
«O seu presente é o futuro deles» foi o tema da campanha deste ano, que salienta a importância da doação de órgãos, tecidos e células e sublinha os valores inerentes ao ato de doação: generosidade, compaixão, bondade e esperança.
O transplante de órgãos, tecidos e células é um dos grandes sucessos médicos dos tempos modernos, que proporciona grandes benefícios terapêuticos e melhoria na qualidade de vida. É também, em muitos casos, o único tratamento capaz de restaurar funções essenciais.
Este Dia é mais uma oportunidade para homenagear todos os dadores e as suas famílias, e agradecer aos profissionais envolvidos nesta atividade, cuja dedicação é essencial para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitos doentes.
Fonte: EDQM/Conselho Europa/EODD