Mensagem de Boas Festas | Diretor Técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto | Doutor Jorge Condeço

“Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. Tudo transita num galope ruidoso veemente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver. Uma alternativa será resgatar a nossa relação com o tempo. Por tentativas, por pequenos passos. Ora isso não acontece sem um abrandamento interno.

José Tolentino Mendonça, in 'O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas'

Publicado em setembro de 2017, este pequeno livro de José Tolentino Mendonça, 'O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas’ elabora algumas perguntas sobre a nossa vida: «Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? A quem pertenço? Por quem ou por que coisa posso ser salvo?»

Nestes dias de festa em que a economia libertária sem ética e insaciável exprime de um modo mais evidente a sua face, talvez devêssemos parar um pouco e incluir no nosso íntimo a espiritualidade que nos permitirá talvez indiciar a resposta às questões colocadas. Parece-me que somente partindo do conhecimento do Eu, poderemos chegar ao conhecimento do Outro e assim estarmos em equilíbrio com nós mesmos e também com o que nos rodeia.

Convidava-os então, a tentar fazer um abrandamento interno e tentar corajosamente responder a estas perguntas aparentemente simples sobre a nossa vida.

Talvez nisto consista o verdadeiro recentrar do Espírito de Natal e do nosso bem-estar e da felicidade sempre procurada, o que obviamente se estende a todos e não só aos que vivem mais intensamente esta quadra.

Desejo a todos e a todas as famílias Boas Festas e por favor ….. abrandem um pouco.