Sessões de trabalho com as Organizações de Dadores de Sangue

Decorreram, no final de novembro e princípio de dezembro, sessões de trabalho entre o IPST, IP, os Centros de Sangue e Transplantação do Porto, Coimbra e Lisboa e as organizações de dadores de sangue, tendo por base a relação de proximidade e fins comuns, garantindo-se assim a melhor planificação, divulgação e organização da atividade de colheita.

Foram também divulgadas algumas novidades, como seja a possibilidade, do dador aceder ao seu cartão em formato digital na aplicação oficial do Estado Português (acesso a documentos digitais “id.gov.pt”).

Encontrando-se igualmente disponível, para consulta na aplicação SNS 24, um registo das dádivas de sangue efetuadas pelas pessoas dadoras.

Outra das alterações previstas para breve, será a criação de um acesso na página web do IPST,IP. (mediante criação de um perfil específico de cada organização de dadores de sangue), na qual passará a ser possível consultar informação relativa às sessões de colheita promovidas por cada entidade.

Foi também divulgado que em breve será possível consultar o nível de existências de concentrados eritrocitários no IPST, IP, através do site institucional.

Foram abordados outros assuntos, nomeadamente, no âmbito da promoção da dádiva e da importância da utilização adequada das redes sociais como ferramenta de trabalho para este efeito e a planificação anual das sessões de colheita para 2024.

As preocupações, necessidades, sugestões e oportunidades de melhoria dos representantes do movimento associativo presentes foram assim auscultadas e registadas.