Relatório de Atividades do IPST,IP | 2023

«O atual Relatório de Atividades tem como objetivo confirmar a concretização do QUAR 2023, avaliar a estratégia assumida através dos seus objetivos estratégicos e assim verificar o grau de realização dos objetivos operacionais propostos.

A atividade de 2023 desenvolveu-se em vários eixos, com destaque para o maior contributo para a suficiência nacional em medicamentos derivados do plasma, mediante o envio de 240 000 unidades de plasma/60 000 litros para fracionamento e obtenção de imunoglobulina, albumina e fator VIII, correspondentes aos de maior consumo nacional pelos serviços hospitalares.

Refira-se também a participação ativa do IPST, IP no processo de discussão e nas várias atividades relacionadas, no âmbito da implementação a nível nacional do novo Regulamento do Parlamento e do Conselho Europeus relativo a normas de qualidade e segurança para substâncias de origem humana, destinadas a aplicação em seres humanos.

A implementação do programa de gestão do sangue do doente (PBM – Patient Blood Management) nos estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a criação da Comissão Nacional para o Acompanhamento do Desenvolvimento e Operacionalização deste Programa teve continuidade no ano de 2023 com destaque para a atualização introduzida pela publicação do Despacho n.º 13138/2023 em 22 de dezembro.

As atividades desenvolvidas pelo IPST, IP na área do Sangue permitiram observar um aumento no número de dadores inscritos.

Concentrando esforços numa ótica de gestão racional de recursos e de contribuição para a sustentabilidade do SNS, destacam-se pela positiva, as diversas atividades desenvolvidas para garantir eficientemente a disponibilidade do sangue em Portugal.

Na área da Transplantação, a tendência crescente afirmou-se em 2023, verificando-se um aumento da atividade com o maior número de dadores alguma vez alcançado.

Em 2023, Portugal manteve um lugar de destaque a nível europeu e mundial, no que respeita à doação de órgãos com dador falecido e ao número de doentes transplantados. Para além do aumento do número de doações renais em vida, registou-se a doação de 2 dadores altruístas de rim. No Programa Internacional de Doação Renal Cruzada, verificou-se, pela primeira vez, a partilha de rins entre Portugal e Itália, tendo-se contado com a extraordinária colaboração da Força Aérea Portuguesa. O transplante hepático voltou a registar dádivas em vida.

O ano de 2023 reforçou o altruísmo da população portuguesa, assim como o excelente trabalho das equipas no terreno, na implementação, manutenção e melhoria dos programas nacionais e internacionais na área da transplantação.

Na área do Registo de Dadores CEDACE destaca-se a Acreditação pelo WMDA – World Marrow Donor Association.;

Em suma, em contexto de escassez de recursos humanos e financeiros, os resultados alcançados decorrem de um conjunto múltiplo de fatores, designadamente a adoção de uma estratégia de escolhas prioritárias, de maior racionalidade na gestão, e de aumento da produtividade e eficiência extremamente focadas nos resultados selecionados a alcançar. O elevado empenho do Conselho Diretivo, e dos demais colaboradores, na procura de melhores níveis de desempenho e melhores níveis de satisfação das partes interessadas, tem contribuído para desenvolver uma política de melhoria contínua da qualidade e uma crescente consciencialização de serviço público.»

 

Para consultar na integra o Relatório de Atividades de 2023 clique AQUI