No passado dia 18 de outubro, a Coordenação Nacional da Transplantação e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação realizaram a primeira edição de uma formação em biovigilância dedicada à área dos tecidos e células. A sessão decorreu no Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, das 10h às 16h.
Durante a manhã, foram abordados temas como a importância da biovigilância, o seu enquadramento legal, bem como a apresentação dos resultados da atividade nacional no âmbito dos tecidos e células e respetivas notificações no Sistema Nacional de Biovigilância (SNB) ao longo de 2023.
A tarde foi dedicada a uma sessão de esclarecimento sobre o processo de notificação no Sistema Nacional de Biovigilância (SNB), seguida da apresentação de casos práticos sobre a notificação de diferentes tipos de ocorrências.
Esta primeira edição contou com a presença de 53 participantes, provenientes de várias instituições de saúde de diferentes regiões do país.
O evento proporcionou uma partilha dinâmica de experiências entre os participantes e os palestrantes, promovendo uma aprendizagem mútua, essencial numa área tão específica como a biovigilância.
A Coordenação Nacional da Transplantação pretende promover novas edições regularmente e promete trazer novidades nos próximos programas.