Departamento de Planeamento e Gestão Patrimonial e Financeira

Cargo

Títular

Nomeação

Diretor DPGPF

Ana Raquel Dinis Gonçalves de Castro Gomes

Aviso nº 21448/2023 - DR n.º 215 Série II de 7 de novembro

 

O Departamento de Planeamento e Gestão Patrimonial e Financeira, abreviadamente designado por DPGPF, é composto por três áreas ás quais compete:

 

Área do Planeamento

  • Criar instrumentos de apoio à gestão e desenvolver sistemas de indicadores para suporte à decisão e ao planeamento;
  • Proceder à recolha, tratamento e divulgação da informação de gestão e de atividade;
  • Analisar os dados estatísticos e propor as necessárias medidas corretivas, relativas à atividade dos serviços do IPST,IP;
  • Elaborar estudos, análises económico-financeiras e projetos de planeamento estratégico e operacional, bem como acompanhar a sua implementação;
  • Elaborar, propor e acompanhar as candidaturas, no âmbito dos programas cofinanciados incluindo os de investimento nacional;
  • Garantir ferramentas de apoio à decisão no âmbito operacional, orçamental e financeiro;
  • Emitir pareceres e garantir a assessoria técnica especializada nas áreas de planeamento e informação para a gestão.

 

Área da Gestão Patrimonial

  • Assegurar a gestão administrativa dos procedimentos inerentes à realização de despezas públicas e contratação com locação e aquisição de bens e serviços, bem como de empreitadas de obras públicas;
  • Assegurar a gestão de stocks e o aprovisionamento de bens e serviços necessários e adequados ao funcionamento do IPST,IP;
  • Garantir a gestão, conservação e inventário dos bens, equipamentos, edifícios e instalações pertencentes à instituição, ou que lhe estão afetos;

 

Área da Gestão Financeira

  • Organizar, elaborar e manter os registos patrimoniais e contabilísticos;
  • Executar a política financeira e orçamental da instituição e preparar o orçamento anual, assegurando a sua gestão e controlo periódico;
  • Elaborar a conta de gerência e o relatório financeiro anual do IPST,IP;
  • Elaborar o orçamento anual de tesouraria e controlar periodicamente a sua execução;
  • Assegurar a liquidação de receitas e a cobrança e pagamento de despesas;
  • Promover a constituição de fundos de maneio e assegurar o controlo da sua gestão.