
O IPST, IP em parceria com a AMA desenvolveu o Cartão do Dador de Sangue em suporte digital.
Esta funcionalidade, disponível na app Id.gov.pt, permitirá aos dadores consultarem informação sobre o seu grupo sanguíneo bem como o histórico de dádivas por estes efetuadas nos Centros de Sangue e da Transplantação e nos Serviços Hospitalares que reportam esta informação ao IPST, IP.
Para ter acesso é necessário descarregar a aplicação (app) Id.gov.pt para o seu telemóvel (smartphone) a partir das stores App Store (iOS), Google Play Store (Android) ou AppGallery (Huawei) e ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativada.
Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel e autenticar-se com a Chave Móvel Digital, basta adicionar o Cartão do Dador de Sangue disponível nos documentos pessoais através deste serviço.
Em caso de dúvida consulte aqui o vídeo exemplificativo.
Mais se informa, relativamente ao histórico de dádivas, que o IPST, IP aguarda que os serviços hospitalares desenvolvam as condições necessárias por forma a permitir a comunicação automática entre as respetivas aplicações garantindo a visualização atualizada das dádivas efetuadas. Caso o dador tenha efetuado uma dádiva num dos serviços hospitalares a seguir listados e a informação não se encontrar atualizada na app em questão, deverá contactar o serviço hospitalar respetivo. Lista de serviços hospitalares sem atualização automática das dádivas efetuadas:
A partir do dia 19 de junho já pode fazer o agendamento da sua dádiva de sangue no IPST através do site www.ipst.pt em Agendar Dádiva
O agendamento está disponível nos Centros de Sangue de Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, entre as 15h30 e as 19h15 e precisará de disponibilizar a seguinte informação: nome, e-mail, n.º nacional de dador e contacto telefónico.
O período mínimo para fazer o agendamento são 24 horas.
Relembramos que as condições essenciais de elegibilidade para a dádiva de sangue são ter entre 18 e 65 anos (o limite para a primeira dádiva são os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e estar saudável.
Caso tenha dúvidas envie o seu e-mail para o respetivo Centro de Sangue e Transplantação através dos seguintes e-mails: