A EBA – European Blood Alliance - é uma organização europeia constituída por 29 países membros, entre os quais Portugal através do IPST, que visa fomentar a colaboração e o intercâmbio de conhecimento de modo a garantir um fornecimento de sangue e tecidos seguro, de alta qualidade e com uma boa relação custo-benefício para os cidadãos europeus. 

Ao promover a dádiva voluntária e não remunerada de sangue e componentes sanguíneos, a EBA conscientiza o público e os profissionais de saúde sobre estas terapias fundamentais que tantas vidas salvam, advogando princípios éticos e científicos para o benefício final dos nossos pacientes. 

Numa reunião que contou com a presença de 44 participantes oriundos de 23 diferentes nacionalidades, foram debatidos temas de extrema importância na área da medicina transfusional como sejam o novo regulamento SoHO, a dádiva não remunerada e a suficiência europeia de plasma e medicamentos derivados. O evento foi organizado pelo IPST na qualidade de anfitrião desta reunião que se realiza semestralmente. A próxima edição terá lugar em Basileia em novembro de 2025.

 

 

 

O IPST através da Coordenação Nacional da Transplantação, divulgou os dados relativos à atividade de colheita e de transplantação de órgãos, tecidos e células, bem como do Sistema Nacional de Biovigilância de 2024. 

A doação de órgãos de dador falecido, que, face a 2023 se manteve nos mesmos níveis. No entanto verificou-se um aumento de cerca de 19% da doação em paragem cardiocirculatória. Em 2024 colheu-se o maior número de órgãos de dador falecido desde que há registos. Na atividade de transplantação de órgãos, destaca-se o transplante cardíaco, com 58 órgãos transplantados, o que representa um aumento de cerca de 12% comparativamente com 2023. 

A atividade com tecidos e células apresenta também tendência crescente, com aumento de cerca de 3% do número de córneas aplicadas.

Para ver os Dados da Atividade de Doação e Transplantação de 2024 na íntegra clique AQUI

  • Dra Beatriz Dominguez-Gil, Diretora Geral da Organización Nacional de Trasplants
  • Dra Maria Antónia Escoval, Presidente do Institruto Português do Sangue e da Transplantação
  • Dr Nuno Gaibino, Coordenador da Coordenação Nacional da Transplantação