O Dia Mundial do Dador de Sangue acontece anualmente a 14 de junho. Este dia foi criado para:

  • Aumentar globalmente a consciência da necessidade de sangue e de produtos sanguíneos para transfusão;
  • Evidenciar a importância do contributo voluntário e não remunerado dos dadores de sangue para os sistemas nacionais de saúde;
  • Apoiar os serviços de sangue nacionais, organizações de dadores de sangue e outras organizações não-governamentais em fortalecer e expandir os seus projetos de voluntariado na dádiva de sangue, através de campanhas de promoção a nível nacional e local.

Este dia também oferece a oportunidade de apelar à mobilização dos governos e responsáveis na área da saúde, para que disponibilizem recursos adequados para a colheita de sangue de dadores não remunerados e facilitação do acesso ao sangue e transfusões para todos que deles necessitam.

Sangue e produtos sanguíneos são um recurso essencial para o tratamento efetivo de mulheres que sofrem de hemorragias relacionadas com a gravidez e partos; crianças que sofrem de anemia grave decorrentes da malária ou má nutrição; doentes com problemas relacionados com o sangue ou medula óssea; doenças genéticas relacionadas com a hemoglobina ou imunodeficiência; vítimas de traumas, emergências, desastres ou acidentes; bem como todos os doentes submetidos a procedimentos médicos e cirúrgicos avançados. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso a este para todos os que dele necessitam não é. A falta de sangue é particularmente sentida em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento.

Para garantir que todos os que necessitam de uma transfusão sanguínea têm acesso a sangue seguro, todos os países necessitam que dadores voluntários e não remunerados deem sangue regularmente. Um programa de dádiva de sangue eficaz, caracterizado por uma ampla e ativa participação da população, é essencial para responder às necessidades de transfusão de sangue em tempos de paz, bem como durante emergências ou desastres; quando há um aumento na procura de sangue ou quando o funcionamento normal dos serviços de sangue é afetado. Enquanto um ambiente social e cultural propício com forte solidariedade facilita o desenvolvimento de um programa eficaz de dádiva de sangue, também é amplamente reconhecido que o ato de dar sangue contribui para gerar laços sociais e construir uma comunidade mais unida.

FOCO DA CAMPANHA DESTE ANO

Para 2022, o slogan do Dia Mundial do Dador de Sangue será “Dar Sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas” e visa chamar a atenção para o papel que as dádivas voluntárias de sangue desempenham para salvar vidas e aumentar a solidariedade nas comunidades

Os objetivos específicos da campanha deste ano são:

  • Agradecer aos dadores de sangue em todo o mundo e consciencializar as opiniões públicas sobre a dádiva de sangue regular e não remunerada;
  • Destacar a necessidade do compromisso de dádivas regulares ao longo do ano, para manter as reservas estáveis e assim garantir disponibilidade de componentes sanguíneos para os doentes que deles necessitam;
  • Reconhecer e promover os valores da dádiva de sangue voluntária e não remunerada, no reforço da solidariedade na comunidade e da coesão social;
  • Aumentar a consciencialização sobre a necessidade de maior investimento dos governos para construir um sistema nacional de saúde sustentável e resiliente e aumentar a colheita de sangue de dadores voluntários e não remunerados.

Este ano, uma das atividades específicas que os países são incentivados a fazer para a campanha é divulgar, nos diversos meios de comunicação, histórias de pessoas cujas vidas foram salvas graças à dádiva de sangue e desta forma incentivar os dadores regulares a continuarem a dar sangue, bem como motivar pessoas saudáveis que nunca deram sangue a começar a fazê-lo.

Outras iniciativas que ajudariam a promover o slogan deste ano do Dia Mundial do Dador poderão ser: cerimónias de reconhecimento de dadores de sangue, campanhas em redes sociais, transmissões especiais na comunicação social, em que individualmente os dadores ostentariam o slogan, reuniões e workshops, eventos musicais e artísticos para agradecer aos dadores de sangue e celebrem a solidariedade; e monumentos icônicos iluminados de vermelho.

O envolvimento e apoio de todos ajudarão a garantir um maior impacto do Dia Mundial do Dador de 2022, aumentando o reconhecimento global que dar sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas; e que os serviços de sangue que fornecem componentes sanguíneos são um elemento essencial dos sistemas de saúde. A participação de parceiros interessados é bem-vinda a todos os níveis, para tornar o Dia Mundial do Dador de Sangue de 2022, um sucesso à escala global.

ANFITRIÃO PARA OS EVENTOS DO DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE 2022

O México, através do seu Centro Nacional de Sangue, será o país anfitrião para as comemorações. O evento global será realizado na Cidade do México a 14 de junho.

Tradução do IPST