IPST comemora 65 anos!

Tem sido um longo percurso ao serviço da saúde dos portugueses.

O IPST nasceu como Instituto Nacional de Sangue em 1958, passando posteriormente a denominar-se Instituto Português do Sangue em 1990 e, finalmente,  Instituto Português do Sangue e da Transplantação em 2012.

A dádiva de sangue, células, tecidos e órgãos é um gesto transversal à atividade desta instituição.

Em 2021, diariamente, cerca de mil e cem doentes receberam transfusões de sangue e componentes sanguíneos, e a cada dois dias realizaram-se cinco transplantes de órgãos, sete transplantes de tecidos e três de células.

Cada uma destas dádivas transportou consigo as tristezas, o desânimo, as alegrias, os ideais e a bondade de quem as realizou mas também o empenho, a dedicação, o trabalho e a competência técnica dos profissionais de saúde que as tornaram possíveis.

Neste dia gostaríamo de agradecer a todos os dadores e organizações de dadores o seu gesto impar que nos permite salvar vidas e gostaríamos de agradecer a todos os profissionais dos serviços de Imunohemoterapia hospitalares, das unidades de colheita e transplantação a excelente e constante parceria ao serviço da saúde dos portugueses.

Comemoramos este dia homenageando os nossos profissionais, de forma muito simbólica mas muito sentida, na medida daquilo que somos e podemos ser.

Gostaria de homenagear todos os que participaram e todos os que participam na construção desta “casa”, não só os seus dirigentes como todos aqueles que no dia a dia, nas sessões de colheita de sangue (perante condições climatéricas extremas), no processamento (repetindo gestos continuamente), nas geladas câmaras de frio (enfrentando temperaturas e condições muito particulares), nos laboratórios (sentados horas intermináveis junto aos computadores), nos bancos de sangue, na área da histocompatibilidade ou do transplante de medula ajudaram e ajudam a dar vida aos outros.

Gostaria também de recordar todos aqueles que, infelizmente, já nos deixaram e que deram tanto de si ao IPST.

Mas é fundamental sublinhar o esforço, o empenho e a dedicação dos cerca de 650 profissionais que permitem, diariamente, cumprir a Missão do IPST.

Há sempre lacunas a preencher, arestas a limar, e margem para melhorar. Construiremos, hoje e no amanhã, uma instituição ainda melhor.

Nós somos o IPST e estamos ao Serviço de Portugal e dos portugueses.

Muitos Obrigada e muitos Parabéns IPST!

Maria Antónia Escoval , Presidente do Conselho Diretivo do IPST