Esta formação destina-se a: Médicos Especialistas, Internos de Imunohemoterapia e de outras especialidades e Enfermeiros. Tem como objetivo uma atualização de conhecimentos para a Elegibilidade de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue. Harmonização de critérios de elegibilidade no âmbito de conceitos de risco para a pessoa candidata à dádiva de sangue, pessoa recetora, qualidade e segurança do produto.
A formação consistirá em 10 módulos, de acordo com a estrutura e conteúdos do Manual de Triagem de Pessoas Candidatas à Dádiva de Sangue (Revisão de 2021). Haverá um módulo interativo para análise de questões ou observações ocorridas ao longo do desenvolvimento da formação colocadas pelos formandos.
A frequência desta formação será efetuada através da plataforma eLearning do IPST, I.P. Os módulos serão disponibilizados em formato de vídeo, e será também facultado material de apoio pedagógico.
No final de cada módulo serão colocadas duas questões fechadas, de validação automática, e que garantem a evolução e passagem do formando para outro módulo, se validadas. Há a possibilidade do formando no final de cada módulo dirigir questões/sugestões ao formador, via online.
Haverá uma avaliação final sobre os diferentes módulos ministrados, com carácter obrigatório. Concluída a formação com sucesso, será atribuído um certificado.
Será divulgada a informação sobre o início da ação de formação no site e redes sociais do IPST.