A 12ª Reunião Anual do Sistema Português de Hemovigilância, decorreu a 11 de novembro, no auditório do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, em formato misto.
A reunião contou com a participação de diversos peritos nesta área. Houve lugar para a apresentação de diversos temas relacionados com a hemovigilância e com o estado atual da arte neste campo (ver programa abaixo), permitindo e promovendo, igualmente, a discussão e troca de experiências entre os participantes.
O Sistema Português de Hemovigilância foi implementado em Portugal em 2008, com o intuito de dar cumprimento ao disposto nos artigos 14º, 15º e 16º do Decreto-Lei 267/2007 de 24 de julho, que transpôs as Diretivas Europeias 2002/98/EC do Parlamento Europeu e do Conselho e a Diretiva 2005/61/EC da Comissão Europeia. Este sistema de vigilância abrange toda a cadeia transfusional, incluindo o follow up de dadores de sangue, possibilitando a recolha de informação relativa aos efeitos inesperados ou indesejados desde a colheita à transfusão de sangue e componentes sanguíneos, e propõe-se tomar medidas para prevenir a ocorrência ou recorrência de alguns destes incidentes/eventos.
Uma das atribuições do Instituto Português do Sangue e da Transplantação é assegurar o funcionamento do Sistema Português de Hemovigilância e do Sistema Nacional de Biovigilância, em articulação com as entidades nacionais e internacionais competentes.