A melhor prenda de Natal! Coordenadora Técnica do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra | Dra Cristina Caeiro

 

Nesta época festiva do Natal e do Ano Novo, quero em nome dos doentes a quem servimos, dos colaboradores do Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra (CSTC), e, em meu nome pessoal, dirigir um profundo “Obrigado” a todos os nossos incríveis dadores de sangue e dadores de medula.

Muitos doentes não estariam vivos hoje sem as dádivas realizadas de forma generosa pelos nossos dadores de sangue e nossos dadores de medula, ao longo de mais um ano difícil, que estiveram sempre presentes para estes atos nobres e solidários, salientando o contributo para o total de mais de 380 000 colheitas de sangue realizadas pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) em 2021.

Aos profissionais do CSTC, aos colaboradores altruístas dos Núcleos, Associações e Federações de Dadores Benévolos de Sangue, assim como aos elementos das organizações e instituições, que ao longo do ano contribuíram para esta missão de salvar vidas, dirijo os meus agradecimentos e bem-hajam. 

A época festiva é também um período do ano difícil e imprevisível para a manutenção das reservas de sangue.

Com as habituais doenças de inverno, acrescido da complexidade da pandemia, torna-se impossível o contributo da dádiva para alguns dadores, estando também em competição o precioso tempo para as compras de Natal e encontros com a família e amigos.

Se estiver bem de saúde e capaz, e ainda não o fez, faça o seu compromisso de dádiva neste inverno. Todos os grupos sanguíneos são importantes e bem-vindos.

Temos todos a certeza de que será o presente mais valioso e apreciado que dará nesta época do ano!

Carpe diem