Valentim foi um bispo romano que lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II que proibiu a realização de casamentos no séc. III. Cláudio II acreditava que os solteiros eram, durante as guerras, melhores combatentes. O bispo continuou a celebrar casamentos apesar da proibição. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Daí que o dia de São Valentim seja também o Dia dos Namorados.
O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes realizou um evento para celebrar o Dia 14 de fevereiro uma vez que a dádiva de sangue é também um ato de amor. Amor é um sentimento, é um afeto, por alguém, por uma pessoa. Celebrar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados e falar sobre a dádiva de sangue, é manifestar um afeto, um sentimento por alguém que o dador não sabe quem. Por outro lado, é saber que alguém, que recebeu a dádiva tem um afeto grande por alguém que também não sabe quem. Tanta incerteza para uma certeza: “Dar Sangue é Dar Vida Gota a Gota” o lema da campanha deste ano do Grupo de Dadores de Pernes.
Assim no 14 de fevereiro, estiveram presentes no CENFIM de Santarém o Eng.º Gomes, da Câmara Municipal, o Dr. Luís Negrão, do IPST, a Dr.ª Susana Veiga Branco e o Sr. Mário Gomes, do Grupo de Dadores. O CENFIM é um centro de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Setor Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico. Há conhecimentos e competências que não se ensinam nas escolas, mas fazem parte do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. O exercício da cidadania faz-se pela participação na vida pública e na interação com os outros.
O público presente foram os jovens que quiseram adquirir outras competências e saberes e que, por isso, assistiram à sessão.
Um bem-haja à Dr.ª Marlene Ferreira do CENFIM de Santarém.