Em dezembro de 2021, ao abrigo da South Alliance for Transplants, realizaram-se dois transplantes renais cruzados em Portugal, envolvendo pares do Centro Hospitalar Universitário do Porto, do Hospital Clinic i Provencial de Barcelona e o Hospital Universitari de Bellvitge.
As possibilidades de cruzamento foram determinadas em outubro, depois de Portugal, Espanha e Itália terem incluído os pares elegíveis para o programa internacional. Após determinação das possibilidades de cruzamento seguiu-se um período de análise, avaliação e aceitação dos dadores por cada um dos Centros de Transplantação, envolvendo troca de informações relevantes para uma tomada de decisão sustentada.
Os cruzamentos realizados em dezembro permitiram transplantar um total de 5 doentes, 2 portugueses e 3 espanhóis. O transporte dos órgãos entre os hospitais foi assegurado pela Força Aérea Portuguesa e por um voo comercial organizado pela Organizacion Nacional de Trasplantes. Tanto dadores como recetores envolvidos neste cruzamento estão bem de saúde.