O IPST,IP comemorou, no dia 27 de março, o Dia Nacional do Dador de Sangue, com um agradecimento público aos dadores de sangue sob o lema: Agradecemos a sua Força Solidária. As comemorações oficiais decorreram no auditório do CEDACE em Lisboa (Hospital Pulido Valente), a partir das 10h45.
Estas comemorações, ajustadas ao atual contexto pandémico, regressaram ao formato presencial, pois importa destacar todos aqueles que com a sua dádiva de sangue ajudam a Salvar Vidas.
Assim, o IPST destacou o contributo de vários dadores jovens, que no biénio de 2020/21 efeturam o seu maior número de dádivas de sangue, estimulando desta forma o tão importante rejuvenescimento do painel dos dadores de sangue.
O programa das comemorações refletiu esta aposta: apresentação do cartão digital do dador de sangue e novas tecnologias e redes sociais na Promoção da Dádiva de Sangue junto dos jovens; bem como o alargamento do painel de dadores através da colaboração das ONG das comunidades LGBTI+ e de protocolos de promoção da dádiva de sangue com diversos Clubes de Futebol.
Após a criação da figura do Mensageiro da Dádiva em 2021 (figuras públicas que dão sangue e promovem a dádiva de sangue, de forma voluntária e altruísta), o IPST atribuiu este ano esta “missão”, pelo apoio constante a esta causa, à jornalista Andreia Vale.
Foram apresentadas as propostas visuais da próxima campanha de promoção da dádiva de sangue, com a seguinte mensagem: Precisamos da sua força solidária.
Precisamos de:
+ Pessoas Dadoras de Sangue;
+ Jovens;
+ Dádivas.
Os doentes agradecem + Sangue + Vida.