O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente, a 7 de abril - data que marca o aniversário da fundação da OMS em 1948, e todos os anos chama a atenção para um tema específico de saúde e de preocupação com as pessoas de todo o Mundo. Para este ano, o tema escolhido foi “O nosso planeta, a nossa saúde” com destaque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.
O Ministério da Saúde assinalou a data, no auditório Tomé Pires – Infarmed em Lisboa, com uma sessão subordinada ao tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para este ano, contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e da Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca.
“A pandemia mostrou-nos a necessidade de adotar a perspetiva de - uma só saúde. As alterações climáticas e a emergência e reemergência de doenças transmissíveis constituem um desafio para as próximas décadas”, afirmou Lacerda Sales, destacando a necessidade “de uma saúde pública reforçada e renovada, mais preparada para desafios vindouros e mais abrangente do que até hoje a conhecemos”.
Também a Secretária de Estado da Saúde considerou que “a visão compreensiva de uma saúde que olha para as pessoas, os animais e o ambiente como um sistema complexo, a ideia de “uma saúde”, será cada vez mais a perspetiva em que temos de nos colocar para atuar com eficiência e eficácia”.
No decorrer da sessão, foi apresentado o Plano Nacional de Saúde 2021/2030, que propõe recomendações e aborda linhas de intervenção a seguir, com vista a atingir um conjunto de objetivos até 2030.
O evento contou também com a intervenção de Maria João Gregório, Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável; Helena Roseta, Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis; Manuela Vilhena, da Universidade de Évora e Susana Henriques, da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
Na sessão foram ainda entregues as Medalhas de Serviços Distintos do Ministério da Saúde; por proposta do Conselho Diretivo do IPST estas Medalhas foram atribuídas este ano à Dra Margarida Amil e ao Professor Manuel Abecasis na sequência da atribuição em 2021 ao Professor Hélder Trindade.
Fonte: SNS