Circular Normativa Conjunta n.º 2/DGS/IPST,IP - Plano de Contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança na Transplantação de Órgãos, Tecidos e Células durante a pandemia de COVID-19 | 3ª Atualização

 

Trata-se de uma atualização de acordo com a evolução do estado da arte e da situação pandémica.

O conteúdo deste documento foi baseado nas recomendações do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doença (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativamente à doação e transplantação de órgãos, tecidos e células e foi elaborado pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I.P (IPST,IP), em conjunto com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

As medidas incluídas nesta Circular foram definidas com base no conhecimento e evidência científica existente sobre a COVID-19 no momento da sua redação e serão atualizadas periodicamente de acordo com a evolução da pandemia em Portugal. Estas medidas respeitam as recomendações de prevenção e controlo de infeção definidas a nível nacional pela DGS, relativamente à pandemia por COVID-19.

O objetivo desta Circular é fornecer orientações para garantir a qualidade, a segurança e a sustentabilidade da transplantação/aplicação de tecidos, células e órgãos não reprodutivos no atual contexto da pandemia de COVID-19. Destina-se aos profissionais das unidades de colheita (UC), das unidades de transplantação (UT) e dos gabinetes coordenadores de colheita e transplantação (GCCT) e poderá ser atualizada à medida que novas informações estejam disponíveis e sempre que se verifique necessário adequar as recomendações existentes.

Para mais informações clique em: Circular Normativa Conjunta N.º 2/DGS/IPST,IP de 19 de abril - Plano de Contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança na Transplantação de Órgãos, Tecidos e Células durante a pandemia de COVID-19 | 3ª Atualização