O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado anualmente a 12 de maio, a data escolhida assinala o dia de nascimento de Florence Nightingale (1820), enfermeira com forte intervenção social e que teve um papel de destaque no tratamento de feridos na guerra da Crimeia, sendo considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Esta efeméride foi criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, tendo como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.
O tema escolhido para 2022 “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Investir na enfermagem e respeitar os direitos para garantir uma saúde mundial” centra-se na necessidade de proteger, apoiar e investir na profissão de enfermagem para fortalecer os sistemas de saúde em todo o mundo.
Após dois anos particularmente difíceis, marcados pela pandemia da Covid-19, que a todos mudou a vida, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) agradece o trabalho e sentido de missão, que diariamente os(as) Enfermeiros(as) demonstram e reconhece a importância que têm numa instituição como o IPST dedicada ao suporte da vida humana através das áreas do sangue e da transplantação.