O IPST assinalou, no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue, agradecendo a todos aqueles que, com este gesto solidário, ajudam a Salvar Vidas. Além deste profundo agradecimento, o objetivo é aumentar a consciência global para a importância vital da dádiva voluntária feita por dadores não remunerados para os sistemas de saúde mundiais.
Com o lema “Dar sangue é um ato de solidariedade – Junte-se a esta causa e Salve Vidas”, o Dia Mundial do Dador de Sangue de 2022, reforça um pedido global para que mais pessoas, em todo o mundo, deem sangue e contribuam para melhorar o estado de saúde daqueles que precisam da administração de componentes sanguíneos e derivados do plasma.
A campanha deste ano destaca, ainda, a necessidade do compromisso de dádivas regulares ao longo do ano, para manter as reservas estáveis e assim garantir disponibilidade de componentes sanguíneos para os doentes que deles necessitam. São também reconhecidos e promovidos os valores da dádiva de sangue voluntária e não remunerada, no reforço da solidariedade na comunidade e da coesão social, bem como a importância de aumentar a consciencialização sobre a necessidade de maior investimento dos governos para construir um sistema nacional de saúde sustentável e resiliente, aumentando a colheita de sangue de dadores voluntários e não remunerados.
Este ano, uma das atividades específicas que os países são incentivados a desenvolver para a campanha é a divulgação de testemunhos/histórias de solidariedade, motivando pessoas saudáveis a estrear-se na dádiva de sangue. Os testemunhos serão divulgados ao longo de todo o mês de junho.
Assim, além das habituais publicações nos meios oficiais do IPST, que assinalam o Dia Mundial do Dador de Sangue (site e redes sociais), os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra exibirão e disponibilizarão itens promocionais alusivos à efeméride.
Para mais informação consulte www.ipst.pt