Na dádiva são colhidos aproximadamente 450 ml de sangue (+/- 10%).
A reposição das proteínas e células sanguíneas é efetuada pelo organismo. O reforço de ingestão de líquidos (água) antes e depois da dádiva é muito importante para que a reposição do volume, após a dádiva, esteja facilitada.
Poderá voltar à sua ocupação normal. Contudo, estão identificadas algumas atividades profissionais que requerem uma atenção particular:
- Paraquedistas, condutores de transportes públicos e veículos pesados, mergulhadores, escaladores, trabalhadores em andaimes e instalações elétricas, mineiros, devem aguardar um período mínimo de doze (12) horas para reiniciar a atividade.
- Passatempos e desportos perigosos não devem ser realizados no dia da dádiva.
- Pilotos de aviação devem aguardar entre vinte e quatro (24) a setenta e duas (72) horas para reiniciar a atividade. Viagens: repouso de seis (6) horas após a dádiva, antes de uma viagem superior a cem (100) Km a conduzir.
- Controladores de tráfego aéreo devem aguardar pelo menos doze (12) horas até retomarem a sua atividade profissional (The Civil Aviation Authority guidelines (AIC 97/2004))
Todas as recomendações ser-lhe-ão dadas pelo profissional de saúde qualificado que o acompanha durante a colheita de sangue.